O Filme de Napoleão de Ridley Scott Quase Foi Realizado por Stanley Kubrick Décadas Atrás

O Filme de Napoleão de Ridley Scott Quase Foi Realizado por Stanley Kubrick Décadas Atrás

Por Alessandro Lourenço

Décadas antes da abordagem épica de Ridley Scott sobre a vida de Napoleão, o icônico cineasta Stanley Kubrick quase assumiu o mesmo assunto.

Napoleão de Ridley Scott é um conto histórico de guerra devastadora, ambição ilimitada e romance condenado. O filme liderado por Joaquin Phoenix parece realmente grandioso, exatamente o tipo de escopo que a história do império francês merece. Mas 2023 não é a primeira vez que alguém tenta levar essa história para as audiências cinematográficas.

Um dos cineastas mais icônicos da história de Hollywood passou anos tentando fazer um filme sobre Napoleão. Embora Stanley Kubrick nunca tenha tido a chance de concluí-lo, seu outro trabalho, influenciado pelo tempo em que passou trabalhando no filme, ajudou a moldar o cinema para a forma que conhecemos atualmente. A valente tentativa de Kubrick em contar a história de Napoleão acabou contribuindo para tornar possível o Napoleão de Scott.

Conforme documentado pelo Salon e outras fontes, após o sucesso de 2001: Uma Odisseia no Espaço, Kubrick planejou que seu próximo filme fosse baseado na vida de Napoleão. Ele escreveu um roteiro, agora disponível para ser lido online, que tentava mesclar o amplo escopo histórico de suas guerras com os altos e baixos do relacionamento entre Napoleão e sua esposa Josephine. O roteiro tinha alguns elementos complicados e explicações amplas da história que, no entanto, prepararam o cenário para um épico muito envolvente, ancorado por um forte foco nos personagens. Também foi moldado pela exploração de Kubrick de ideias anti-guerra em seu trabalho, com seu filme de 1957, Glória Feita de Sangue, sendo um bom exemplo de suas visões sobre o impacto desumanizador da guerra.

A pré-produção viu várias locações sendo avaliadas em toda a França, Reino Unido e Romênia. Um jovem Jack Nicholson estava supostamente na disputa pelo papel principal contra David Hemmings, enquanto Kubrick tentou repetidamente recrutar a estrela de A Calúnia, Audrey Hepburn, para interpretar Josephine. No entanto, o custo exorbitante do potencial filme acabou sendo sua ruína. Após o fracasso de Waterloo, de Sergei Bondarchuk, que se concentrou na infame batalha que desfez o domínio de Napoleão sobre a França, os financiadores deixaram o projeto. Kubrick foi forçado a abandonar o projeto, direcionando sua atenção para Laranja Mecânica.

********

primatasnerds

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *