Showrunner de ‘One Piece’ sobre a Qualidade Procurada nos Chapéus de Palha na Série Live-Action

Encontrar atores para dar vida a personagens de uma propriedade animada ou ilustrada amada em uma adaptação live-action não é tarefa fácil. Esses atores não apenas precisam ser convincentes em termos de aparência, mas também em relação à personalidade e à atuação em relação ao personagem. Para a amada série One Piece, que consiste em episódios de anime e capítulos de mangá suficientes para encher um navio pirata, sem contar todos os filmes, jogos de vídeo e outras mídias, isso é especialmente verdadeiro, pois os fãs passaram tanto tempo conhecendo os Piratas do Chapéu de Palha e seu capitão Monkey D. Luffy. Consciente da importância de escolher o elenco certo, a equipe por trás da adaptação da Netflix não poupou esforços para encontrar o ajuste perfeito para os membros da tripulação do Going Merry.
Em uma entrevista com Arezou Amin da Collider, o showrunner Steven Maeda deu algumas informações sobre o processo de seleção dos Chapéus de Palha. A equipe com a qual acabaram, incluindo Iñaki Godoy como o capitão incansavelmente otimista Luffy, Mackenyu como o mestre de estilo de luta com três espadas Zoro, Emily Rudd como a navegadora feroz Nami, Jacob Romero como o alegre atirador Usopp e Taz Skylar como o chef habilidoso com um chute mortal Sanji, tem sido motivo de elogios para a série, inclusive recebendo o selo de aprovação do próprio criador de One Piece, Eiichiro Oda. No entanto, trazê-los a bordo exigiu uma busca extensa. Encontrar atores que se encaixassem em seus papéis foi uma coisa, mas os Chapéus de Palha são uma tripulação alegre unida como uma família encontrada, então a química entre as estrelas era fundamental.
“Definitivamente, procurávamos química entre eles, atores que realmente incorporassem os personagens, e acho que os encontramos de uma maneira importante, o que me sinto incrivelmente abençoado e afortunado”, disse Maeda sobre o processo de seleção. “Para fazer isso, tivemos uma maravilhosa dupla de diretores de elenco, Libby [Goldstein] e Junie [Lowry], que vasculharam a Terra, verdadeiramente, para encontrar esses personagens.” Goldstein, vencedora de cinco Emmys, e Lowry, vencedora de oito Emmys, são duas das melhores diretoras de elenco do ramo, cujas marcas estão em séries como “Yellowjackets”, “True Blood” e “Six Feet Under”, entre muitas outras. Isso foi uma tarefa monumental para elas, considerando a pressão de expectativas massivas e variadas, bem como a maldição das adaptações de anime/mangá pairando sobre o projeto.
Eiichiro Oda Orientou a Equipe de One Piece na Escolha dos Chapéus de Palha

Oda também esteve envolvido no processo de seleção até certo ponto. Ele deu orientações à equipe sobre cada personagem, embora Maeda admita que não tiveram medo de desviar um pouco se isso significasse trazer alguém perfeito para seu papel. “Procuramos em todos os lugares por eles e também tivemos a bênção do Oda-san, no que diz respeito a como esses personagens pareceriam se fossem do nosso mundo. Ele escreveu notas sobre Zoro sendo japonês e sobre Luffy sendo brasileiro, o que chegamos perto – Luffy é um ator mexicano, Iñaki Godoy. Mas realmente tentamos encontrar atores que incorporassem esses personagens, fossem muito naturais e tivessem uma ótima química.” No caso de Godoy, isso acabou sendo a melhor escolha. Não apenas ele causou uma forte primeira impressão, mas Oda não conseguia imaginar um Luffy live-action melhor após vê-lo na tela.
No entanto, é preciso uma equipe para manter o bom navio de One Piece navegando, e todos fizeram sua parte para tornar esta série algo especial. Em relação ao elenco, o diretor Marc Jobst focou em criar um ambiente confortável para extrair o melhor de seus Chapéus de Palha, enquanto a diretora de fotografia Nicole Whitaker trabalhou para adaptar alguns dos personagens mais excêntricos, como Buggy o Palhaço, para a tela. Muitas mãos se uniram para dar vida à obra-prima de Oda de uma maneira que honra seu trabalho original, ao mesmo tempo em que a torna acessível para novatos na série.
Todos os episódios da adaptação de One Piece da Netflix estão agora disponíveis para streaming.
********